Dia: 13 de novembro de 2024

  • Pivetinhos de Aço

    Pivetinhos de Aço

    O Bahia deu mais um passo em sua transformação na base ao iniciar o programa de Multiesportes na etapa de iniciação do projeto de desenvolvimento de atletas, agora sob a liderança do professor Hermes Viana, especialista em Psicomotricidade e referência na área no Nordeste. Voltado para os meninos de 7 a 13 anos, o programa Multiesportes busca enriquecer a variabilidade motora, proporcionando uma base física e mental mais sólida para a formação dos Pivetinhos de Aço, algo que já acontece no Manchester City. Os jogadores terão sessões de treinos criativos, lúdicos e de outros esportes, visando prepará-los para se tornarem melhores jogadores de futebol no futuro.

    “Introduzimos na iniciação do nosso clube a atividade de multiesportes. O foco é oferecer aos atletas variabilidade motora nas idades de 7 a 13 anos. Diversos estudos científicos mostram que, nessa faixa etária, é fundamental proporcionar estímulos motores variados, que contribuem para a saúde física, performance e habilidades sociais, além de melhorar a saúde mental, já que as atividades estão associadas a brincadeiras. Crianças que treinam futebol também precisam brincar para se tornarem atletas mais completos no futuro”, explicou Natalia Bittencourt, diretora de Saúde e Performance do Bahia.

    Ser um Pivete de Aço significa muito mais do que treinar futebol. O clube oferece uma infraestrutura de saúde e performance de excelência, com acompanhamento multidisciplinar e avaliações contínuas e personalizadas. A equipe de profissionais da base do Bahia é multidisciplinar, referência no país, e inclui médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas e preparadores físicos, todos focados em preparar cada atleta para alcançar o máximo de seu potencial em um ambiente seguro e bem estruturado.

  • Made in Candyall

    Made in Candyall

    Em um evento que reuniu convidados, sócios e imprensa, o Esporte Clube Bahia SAF, em parceria com Carlinhos Brown, lançou um uniforme para o Novembro Negro deste ano.

    O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira no Candeal, berço cultural do multi-instrumentista e símbolo de resistência e cultura afro-brasileira.

    Além do lançamento da camisa, o público pode conhecer o novo Candyall Guetho Square. O espaço, que celebra a arte e a ancestralidade, foi revitalizado e será reinaugurado no dia 24 deste mês por Brown, em um show com a Timbalada e o Olodum.

    O uniforme, criado especialmente para o mês da Consciência Negra, carrega a cor azul — uma homenagem ao orixá Ogum, patrono da luta e dos metais, que também rege Carlinhos Brown no Candomblé.

    Os detalhes do design trazem referências à musicalidade africana, aos tambores ancestrais e às pinturas corporais, elementos simbólicos incorporados ao longo da trajetória do artista, especialmente na Timbalada. Esses detalhes refletem as raízes culturais africanas, celebrando a riqueza da baianidade e a história de Salvador.

    A camisa será usada pelo Bahia na partida contra o Palmeiras, no próximo dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro.

    Com vendas iniciadas nesta quarta-feira na Loja do Bahia online, o uniforme poderá ser adquirido também nas lojas físicas do clube a partir de quinta-feira (14), pelo valor de R$299.

    Outro destaque da camisa é o selo “Made in CandyAll”, uma homenagem ao bairro onde Brown cresceu e que ele transformou em um “quilombo urbano” de resistência cultural e musical.

    A peça também exibe o selo “Tricolor Felicidade”, título de uma música composta por Brown e Nizan Guanaes. Um novo clipe da canção foi lançado também nesta quarta, como parte da campanha de Novembro Negro do Bahia.

    A camisa ainda celebra os 30 anos da Pracatum, instituição criada por Brown que promove educação e cultura no Candeal, com foco na formação de jovens.

  • Duelos e tático

    Duelos e tático

    Os atletas do Bahia participaram da segunda atividade da semana.

    Após ativação realizada no campo 2, o grupo foi dividido em dois times. Utilizando duas traves, dentro de um pequeno espaço, o treinador Rogério Ceni comandou uma atividade técnica, sempre com duelos entre trios.

    Foram “três partidas”.

    Depois disso todos foram para o campo 2. A comissão técnica fez uma nova divisão de coletes e deu início ao treinamento tático do dia, em campo aberto e depois com o gramado um pouco mais reduzido.

    Parte do elenco, nos minutos finais, permaneceu no campo e trabalhou finalizações na entrada da grande área.

    O volante Rezende fez novamente um exercício de transição física e técnica. O lateral esquerdo Iago Borduchi realizou tratamento.

    Já Biel, mais uma vez, foi a campo com o grupo e treinou uma parte. Em seguida ele fez uma atividade específica.

    O terceiro treino da semana será novamente no turno matutino desta quinta (14).

  • Por mais uma taça

    Por mais uma taça

    Uma das jogadoras com mais partidas com a camisa do Bahia no atual elenco, Aila tem a oportunidade, neste sábado (16), de levantar mais uma taça pelo tricolor. Após ser a capitã do título Baiano de 2023 e da Série A2 nesta temporada, a zagueira poderá se tornar tetracampeã estadual – e o Bahia busca o pentacampeoanto.

    Na partida de ida contra o Vitória, com mando de campo do rival, o Bahia venceu por 1×0. Agora, em Pituaçu, se não sofrer gols, o Bahia será mais uma vez campeão baiano.

    “A gente tem uma vantagem boa, mas a gente sabe que a próxima partida vai ser uma partida difícil também, a gente vem trabalhando bastante muitos pontos que a gente deixou a desejar, a gente vem treinando bastante para ser uma equipe ofensiva, é o estilo de jogo que ele gosta, e com certeza a gente vai conseguir colocar isso em prática no próximo jogo”, comentou Aila.

    Ao decidir em casa, as Mulheres de Aço terão o apoio da torcida. Em 2023, a nação foi fundamental para a conquista do tetracampeonato.

    “Com certeza é muito melhor jogar em casa com o apoio da torcida, e isso incentiva bastante, isso passa uma energia muito grande para a gente, o conforto, a tranquilidade, o time adversário com certeza sente mais, e fica aqui o meu pedido, que todos os torcedores possam comparecer no jogo, e da o apoio para o Bahia, para o time feminino, para a gente conseguir mais um título”.