Dia: 1 de abril de 2025

  • Vantagem construída

    Vantagem construída

    O Bahia goleou o Juventude-MA por 6 a 1, nesta terça-feira (1), em partida válida pelo jogo de ida das quartas de finais da Copa do Brasil sub-17. A partida foi disputada no CT Evaristo de Macedo. Palinha, Anthony, Andrew, Ryan Nascimento e Richarllyson, duas vezes, marcaram para os Pivetes de Aço.

    Com o resultado, o Bahia pode até perder quatro gols de diferença, que ainda assim avançará para as semifinais da competição.

    A partida de volta será no dia 15 de abril, no Estádio Municipal Marcos Pinheiro Neto, em São Mateus do Maranhão. O vencedor do confronto enfrenta quem avançar no duelo entre São Paulo e Sport.

    O jogo

    Os Pivetes de Aço tentaram impor seu ritmo de jogo desde os primeiros momentos. Eles marcaram o primeiro com Palinha, aos 28, após boa trama ofensiva.

    Aos 44, Richarlysson aproveitou o bate-rebate na defesa e chutou com estilo para marcar o segundo do Bahia. O Esquadrão ficou com 10 nos minutos finais da primeira etapa, após expulsão de João Henrique.

    No segundo tempo, o Bahia seguiu seu ímpeto ofensivo mesmo com um homem a menos, mas logo aos 7, as duas equipes ficaram com dez após expulsão do lateral Jean Carlos. Na cobrança da falta que originou a expulsão, Anthony marcou o terceiro, após jogada ensaiada com cruzamento de Santana. Aos 13, Edenilson diminuiu para a equipe maranhense.

    Aos 20, Lyan fez grande jogada pela direita e cruzou para Richarllyson marcar o quarto.

    Os Pivetes de Aço seguiram em busca de mais gols e marcaram o quinto. Andrew recebeu de Kaio, passou pelo goleiro e marcou mais um: 5 a 1. Aos 44, Ryan Nascimento chutou de fora da área com estilo para marcar o sexto.

    O Bahia jogou com Fabio, Paulinha, Diego Silva, Ruan Victor e Santana (Victor Guilherme); Anthony (Emerson), João Henrique, Pedro Paulo (Emmanuel); Lyan (Ryan Nascimento), Richarllyson (Kaio Pessan) e João Farias (Andrew). Técnico: Léo Mendes

    Fotos: Rafael Rodrigues/Ec Bahia

  • “Total potencial”

    “Total potencial”

    Autor do primeiro gol do Bahia no Campeonato Brasileiro de 2025, Gilberto foi entrevistado nesta terça-feira (1º) no CT Evaristo de Macedo. O lateral relembrou a jogada do gol e enalteceu a assistência do outro lateral da partida, Luciano Juba.

    “Eu já conheço muito bem o Juba. É um jogador de muita qualidade. Quando eu vi ele carregando a bola pra linha de fundo, eu sabia que ele ia ter a chance de cruzar ali. E ele tem um aproveitamento muito bom no cruzamento. Quando eu vi a oportunidade no espaço vazio, eu acreditei na jogada até o fim. E ele conseguiu cruzar a bola perfeita e eu pude fazer esse gol. Então eu dou o maior mérito pra ele, porque foi uma grande jogada”, comentou ele.

    Gilberto, que até então havia marcado dois gols com a camisa do Esquadrão, falou da emoção de balançar as redes pela primeira vez na Fonte Nova.

    “Muito feliz por ter marcado esse gol. É um gol muito importante pra mim, porque foi o meu primeiro na Fonte Nova. Pude sentir de perto como é marcar um gol com a vibração da torcida. Fico muito feliz e tenho iniciado os jogos, isso pra mim é importante. Mas é sempre pensar à frente, o próximo jogo é sempre o mais importante, sabemos disso. E é isso que a gente tem em mente agora, fazer um grande jogo na quinta-feira”.

    Passada a estreia no Brasileirão, Gilberto e todo o elenco do Bahia já focam na primeira partida da fase de grupos da Libertadores, diante do Internacional, na quinta-feira (3), na Arena Fonte Nova.

    “Acho que a expectativa é muito grande. Não só pra gente, mas pro torcedor. A gente sai em vantagem porque a gente já viveu um pouco disso, jogando a pré-Libertadores. Então a gente já sentiu um pouco do clima da Libertadores. Sabemos como é difícil, mas sabemos que temos total potencial de sair com um triunfo, e a ajuda do nosso torcedor vai ser muito importante, como sempre foi. E vamos mentalmente fortes pra fazer um grande jogo”

  • Foco no Inter

    Foco no Inter

    O elenco do Bahia se reapresentou nesta terça-feira (1), no CT Evaristo de Macedo, após a estreia no Campeonato Brasileiro, no domingo (30), diante do Corinthians, no empate em 1 a 1.

    O foco agora é o Internacional, adversário de quinta-feira (3), pela primeira rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores, na Arena Fonte Nova.

    Os trabalhos desta terça-feira começaram com um trabalho na academia, sob comando do preparador físico José Mário Campeiz.

    Em seguida, os jogadores seguiram para o campo 2. Sob comando da técnico Rogério Ceni, parte da equipe fez um trabalho de posse em campo reduzido com pequenas traves.

    Na sequência, os demais jogadores dividos em dois grupos se enfrentaram em um trabalho técnico com campo ampliado.

    Por fim, alguns jogadores fizeram um treinamento de finalizações.

    O meio-campista Michel Araujo deu continuidade ao tratamento.

  • Visão do técnico

    Visão do técnico

    Após o empate em 1 a 1 com o América-MG, pela terceira rodada do Brasileirão Feminino, o técnico Felipe Freitas criticou a arbitragem da partida, que expulsou a goleira Yanne nos primeiros minutos da partida. Para o comandante das Mulheres de Aço, a forma de apitar os jogos deve contar com a presença do árbitro de vídeo, o que já ocorre no Brasileirão masculino.

    “Detesto falar sobre arbitragem. No jogo anterior, eu falei e não foi da nossa especificamente. Hoje, na minha ótica, um erro claro da arbitragem e que não pode acontecer. Se ela dá que essa bola foi mão da Yanne, mas se você reparar, a Yanne ganha a bola, rebate e bate na mão fechada. Ela não faz um movimento que não era natural. O cartão poderia acontecer se fosse uma chance clara de gol. Precisa da direção, domínio, defensoras e distância para o gol. Não merecia cartão vermelho. Foi falado para mim que ela foi instruída. Precisa rever no futebol feminino o sistema de arbitragem. Vamos falar de equidade. Já é o segundo jogo que somos prejudicados”, disse.

    O treinador destacou a reorganização da equipe após perder uma atleta por cartão vermelho.

    “Conseguimos fazer um gol em dois minutos e depois tivemos uma atleta expulsa. Precisamos nos reestruturar fisicamente, tecnicamente, taticamente, fazer substituições…”, explicou Felipe, que apontou evolução no trabalho que vem sendo realizado na equipe.

    “O time tem evoluído bem. Tivemos algumas dificuldades nos outros jogos em relação aos tempos. Fica um pouco difícil uma avaliação geral. Com uma a menos, muita coisa muda. Mas eu vejo uma evolução”, destacou.

    A equipe volta a jogar pelo Brasileirão Feminino no próximo dia 13 de abril, contra o Grêmio, fora de casa.

  • Quartas de final

    Quartas de final

    O time sub-17 do Bahia volta a entrar em campo nesta terça-feira (1º) pela Copa do Brasil da categoria. A partir das 15h, no CT Evaristo de Macedo, os Pivetes de Aço vão enfrentar o Juventude-MA, pela primeira partida das quartas de final.

    Assim como nas oitavas, a eliminatória será de duas partidas. A decisão vai ocorrer no próximo dia 15 de abril, em São Mateus do Maranhão.

    Para a partida inicial, o técnico Leonardo Mendes convocou 22 atletas. Confira a lista:

    Goleiros: Fábio e Jonathas
    Laterais: Gabriel Felipe, Palinha e Victor Guilherme
    Zagueiros: Ruan Victor, Santana, Bruno Ricardo e Diego Silva
    Meio-campistas: Pedro Paulo, João Henrique, Jefte Levy, Emerson, Andrew, Kaique, Emmanuel e Anthony
    Atacantes: João Farias, Lyan, Kaio Pessan, Ryan Nascimento e Richarllyson

    Foto: Letícia Martins / EC Bahia