A base do Bahia passa por um momento de transformação e no último mês deu mais um passo importante na estruturação do seu modelo de formação. Em fevereiro, o Esquadrão deu início ao Programa de Formação Continuada de 2025 com uma série de cinco encontros que reuniram as comissões técnicas da base e profissionais dos departamentos de Desenvolvimento Humano e Saúde e Performance para a atualização da Metodologia Pivetes de Aço, que é o alicerce da formação dos jogadores da base do clube.
“Iniciamos o Programa de Formação Continuada de 2025 em fevereiro. Foram momentos muito ricos para algumas atualizações metodológicas que realizamos, após meu período na base do Manchester City, em dezembro do ano passado. Debatemos sobre temas fundamentais para a formação dos nossos Pivetes de Aço, como filosofia de formação, modelo de jogo, ambiente de desenvolvimento, controle metodológico e currículo de formação. Todos esses aspectos estão muito bem alinhados entre o Bahia e o City Football Group, sendo a temporada de 2025 fundamental para a aplicação desses conceitos dentro e fora de campo”, destacou o Gerente Técnico-Metodológico do Bahia, Guilherme Torres.
O Programa de Formação Continuada é um pilar estratégico do modelo metodológico do Bahia, promovendo um ambiente constante de aprendizado, discussão e aprimoramento profissional. Após essa fase inicial de imersão, os encontros seguirão uma periodicidade quinzenal, com apresentações internas sobre os trabalhos desenvolvidos pelos diferentes departamentos e comissões técnicas, além de palestras com profissionais externos e de outros clubes do City Football Group.
“Enxergamos nosso Programa de Formação Continuada como um pilar metodológico estratégico, pois é um ambiente de exposição, debate e reflexão de nossas diretrizes metodológicas e de desenvolvimento profissional. Acreditamos que estimular o desenvolvimento de melhores profissionais tem um grande impacto positivo na formação dos nossos Pivetes de Aço”, concluiu Guilherme Torres.
A base do Bahia possui uma metodologia de formação única e alinhada com os padrões do City Football Group. Com um propósito claro de formar vencedores tanto no jogo quanto na vida, o clube adota valores que promovem um desenvolvimento integral dos atletas. A Metodologia Pivetes de Aço, adaptada a cada faixa etária, coloca os jogadores no centro do processo, garantindo um ambiente de desenvolvimento individualizado. Além disso, a formação dos treinadores assegura que os métodos e práticas estejam sempre atualizados e alinhados com os objetivos de crescimento dos jovens jogadores.