O Bahia está classificado para a terceira fase da CONMEBOL Libertadores! Na noite desta terça-feira (25), para uma Arena Fonte Nova praticamente lotada, o Tricolor aplicou 3 a 0 no The Strongest no jogo de volta da segunda fase da competição. Com os gols marcados por Lucho Rodríguez e Ademir (duas vezes), a soma dos placares foi fechada em 4 a 1.
Na próxima fase, a equipe vai enfrentar Ñublense, do Chile, ou Boston River, do Uruguai. A programação dos jogos ainda será confirmada oficialmente pela organizadora da competição.
Agora, o foco é a semifinal do Baianão. No próximo sábado (1º), às 16h, o Tricolor recebe o Jacuipense na Arena Fonte Nova.
O JOGO
Embalado pelo apoio da sua torcida, o Bahia foi para cima do adversário. A primeira boa oportunidade surgiu com uma finalização de Lucho Rodríguez aos 15 minutos. De fora da área, o uruguaio obrigou o goleiro do The Strongest a mandar para escanteio.
Aos 26 minutos, mais uma boa oportunidade. Após a defesa adversária cortar uma tentativa de Lucho, Jean Lucas cabeceou e a bola sobrou para Ademir, que chutpo por cima da meta.
Depois de muita pressão e cera do adversário, enfim a bola balançou a rede! Aos 37 minutos, Jean Lucas foi derrubado dentro da área e a arbitragem acusou pênalti. Na cobrança, aos 40, Lucho Rodríguez, com o faro de gol que lhe é característico, teve a tranquilidade para finalizar no meio do gol e fazer a festa da apaixonada torcida do Esquadrão.
Com o gol sofrido, a cera do The Strongest se transformou em violência. Após falta dura em Lucho Rodríguez, Jusino levou cartão vermelho.
Segundo tempo
Logo no início da etapa final, o Esquadrão marcou o segundo. Após falha da defesa adversária, Erick Pulga foi para a meia-lua da grande área e serviu Ademir. De perna direita, o camisa 7 finalizou com força e aumentou ainda mais o volume da Fonte.
Na sequência, duas boas chances que foram paradas pelo goleiro adversário. Uma com Pulga e outra com Everton Ribeiro, as duas em cabeceios.
Com 17 do segundo tempo, o Bahia colocou mais um tento de vantagem. Ademir recebeu passe de pulga e ficou de frente para o gol. Ele finalizou rasteiro, sem dar chance para o goleiro, e saiu para o abraço.
O placar construído deu tranquilidade para a equipe manter a posse de bola e ver o tempo passar ao seu favor para o sexto triunfo do clube como mandante na história da competição continental.
A equipe comandada por Rogério Ceni jogou com Marcos Felipe; Gabriel Xavier, Kanu (Gilberto), Ramos Mingo e Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro (Cauly); Ademir (Kayky), Erick Pulga (Michel Araújo) e Lucho Rodríguez (Willian José).