Dia: 21 de fevereiro de 2025

  • Baianão Sub-20

    Baianão Sub-20

    O Bahia conheceu, nesta sexta-feira (21), o formato e seu grupo no Baianão Sub-20 deste ano. Os Pivetes de Aço ficaram no Grupo A, ao lado de Botafogo Bonfinense, Juazeirense, Jacuipense, SSA, Galícia e Atlético de Alagoinhas. A competição terá início no dia 29/3. Nesta temporada, o Tricolor utilizará a equipe Sub-20 na competição para dar mais minutagem de jogo ao elenco.

    O Baianão Sub-20 de 2025 foi separado em três grupos de sete equipes, que se enfrentam em jogos de ida e volta dentro do próprio grupo. Os cinco primeiros de cada chave, além do melhor sexto colocado, avançam para a segunda fase, que será disputada em sistema de mata-mata.

    O Sub-20 do Bahia é o atual hexacampeão consecutivo do Campeonato Baiano da categoria. Os Pivetes de Aço também são os maiores vencedores da história da competição, com 23 títulos.

  • “Bahia de Todas as Artes”

    “Bahia de Todas as Artes”

    O Esporte Clube Bahia SAF, através de um vídeo-manifesto, publicado nesta sexta-feira (21) nas redes sociais, reforça um novo conceito de marketing e comunicação: “Bahia de Todas as Artes”.

    Mais do que uma campanha, vem sendo a identidade que guiará o clube ao longo do ano, reforçando a conexão entre o Tricolor e a cena cultural do estado.

    Inspirada na essência artística presente em cada esquina do nosso estado, a campanha traduz a vocação vanguardista do clube, bebendo da fonte do tropicalismo, do axé, do cinema novo e de tantas manifestações artísticas que tornaram a Bahia um farol cultural para o mundo.

    A identidade da campanha já está presente em toda a comunicação visual do clube, incluindo o Centro de Treinamento, redes sociais, produtos licenciados e conteúdos oficiais.

    O vídeo manifesto – já disponível no YouTube e no site oficial do Bahia – celebra a arte em suas diversas formas e homenageia os grandes movimentos culturais da Bahia.

    Para dar ainda mais brilho à narrativa, o ator e humorista Luis Miranda emprestou sua voz à locução, trazendo emoção e autenticidade ao projeto.

    “A Bahia não tem. A Bahia é. […] Somos um estado de espírito, onde a arte encontra a liberdade para ser e se transformar. Somos o tropicalismo desafiando padrões, reinventando nossos quereres. Somos axé, arrastando multidões numa mesma vibração. […] Somos a Bahia de todos os santos. De todos os cantos, de todas as cores, de todos os amores. A Bahia de mil olhares”, destaca a campanha.

    “‘Bahia de Todas as Artes’ é mais do que uma campanha, é o conceito que guiará o Esporte Clube Bahia ao longo de 2025. Inspirada na ousadia do tropicalismo e na nossa vocação inovadora, essa iniciativa reafirma o clube como um símbolo cultural que vai além do futebol. Tudo o que fizermos este ano refletirá essa identidade plural, criativa e transformadora que faz da Bahia um berço de revolução e arte”, diz Rafael Soares, Diretor de Marketing & Negócios do Esporte Clube Bahia SAF.

    Com essa campanha, o Bahia reafirma sua posição como um clube de vanguarda, que transcende o esporte e dialoga com a identidade artística da sua terra.

    Seja no futebol, na música, no cinema, na literatura ou nas artes visuais, o Pioneiro segue carregando consigo o espírito inovador e revolucionário da Bahia. Em todos os lugares, somos o Bahia de todas as artes.

    Confira abaixo o vídeo-manifesto:

  • Baianão

    Baianão

    O elenco do Bahia deu continuidade à preparação para a última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano, que acontece neste sábado (22), contra a Juazeirense.

    A atividade do dia começou com um vídeo no auditório. Em seguida, o grupo seguiu para o Campo 1.

    Lá, iniciaram com um aquecimento com bola comandado pelo preparador físico José Mário Campeiz.

    Em seguida, uma parte do grupo, dividido em três times, seguiu no Campo 1 com o técnico Rogério Ceni para um trabalho tático em campo reduzido.

    Já no Campo 2, os demais atletas ficaram com o auxiliar Charles Hembert, treinando bola parada ofensiva.

    Na segunda parte do treino, Ceni comandou um tático em campo aberto, com dois goleiros e os atletas divididos em dois times. Por fim, os atletas aprimoraram finalização.

    Iago Borduchi fez atividade especial física e técnica.

  • Atento às oportunidades

    Atento às oportunidades

    Titular do Bahia na estreia da CONMEBOL Libertadores, o goleiro Marcos Felipe fez elogios ao setor de Performance e Saúde do Esquadrão pela preparação da equipe para o jogo na altitude, contra o The Strongest. Com o empate em 1 a 1 na Bolívia, o arqueiro destacou a confiança e a importância do resultado na primeira partida.

    “Preparação foi muito boa, tivemos todo o suporte possível para fazer um bom trabalho. Buscamos trabalhar sobre a velocidade da bola. No jogo me senti bem e confiante e conseguimos voltar com um resultado muito bom”, disse.

    Neste sábado (22), às 18h30, a equipe joga contra a Juazeirense, pela última rodada da primeira fase do estadual. Ciente da importância da partida, Marcos Felipe destacou o foco para conquistar três pontos contra o adversário do interior.

    “Temos que manter o foco jogo a jogo. Sabemos da importância do jogo de amanhã para a tabela. Então temos que estar focados e entrar para vencer. Depois pensamos no jogo de terça”, projetou.

    Com o rodízio entre os goleiros ao longo dos jogos, o camisa 22 citou a estratégia do técnico Rogério Ceni e fez questão de ressaltar que está se preparando para aproveitar as oportunidades.

    “Isso o professor Rogério sabe administrar bem. Sabemos da quantidade de jogos no ano e o professor tem uma estratégia. Nas oportunidades que eu tiver, vou trabalhar para ter essa posição”, finalizou.

  • Nota de pesar

    Nota de pesar

    O Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade a amigos e familiares de Núbia Maria de Mattos Vasconcellos, que faleceu na última quinta-feira (20).

    Filha de Joaquim Mendes de Mattos, antigo conselheiro do Esquadrão, Núbia tinha 95 anos e foi uma fervorosa torcedora. Ao longo de sua vida, ela declarou o seu amor ao clube e até escreveu uma poesia para mostrar o seu sentimento.

    Todas as nossas condolências. Que descanse em paz.

  • Bem-vinda, Nalon

    Bem-vinda, Nalon

    Nalon chega para reforçar o setor defensivo das Mulheres de Aço para a temporada de 2025. A atleta de 22 anos começou a carreira na Chapecoense, tem passagens pelo Internacional e Criciúma e nas últimas três temporadas defendeu o Botafogo.

    No clube carioca, Nalon atuou ao lado de Treyci, camisa 8 das Mulheres de Aço. “Já conhecia algumas das meninas do elenco, a Treyci é uma delas, é uma que tenho uma boa amizade”.

    A zagueira, que completa a posição junto com Camila Barbosa, também recém contratada, Tchula e Aila, elogiou a força do elenco. “Considero o time forte, foi escolhido peça por peça, e acredito que vai brigar por coisas grandes”