Dia: 10 de fevereiro de 2025

  • Convocados!

    Convocados!

    O Bahia passa por um processo de transformação em suas categorias de base e, apesar de ainda estar no início, os resultados já começam a aparecer. Nesta segunda-feira (10/2), o goleiro Arthur Jampa e os atacantes Ruan Pablo e Dell foram convocados pelo técnico Dudu Patetuci para representar a Seleção Brasileira Sub-17 em dois amistosos contra o Equador, nos dias 24 e 27 de fevereiro, em Guayaquil.

    Com três Pivetes de Aço chamados, o Bahia é o clube com mais convocados para a Seleção Sub-17, ao lado do Grêmio.

    “”Ficamos muito felizes com a convocação dos nossos três Pivetes de Aço para a Seleção Sub-17. A gente percebe uma mudança na lista em relação as últimas convocações da categoria, mas os nossos três atletas continuam fazendo parte. O Ruan Pablo vem atuando no profissional, fazendo gol, o Dell foi um dos grandes destaques da Copinha e o Jampa pelo segundo ano consecutivo esteve na pré-temporada da equipe profissional. A primeira em Manchester e desta vez no Girona. Essa conquista é uma demonstração clara de que estamos no caminho certo na transformação das categorias de base do Bahia. Evoluímos a cada temporada, com a certeza de que temos um projeto diferenciado, que, pouco a pouco, vai se consolidando como referência para os jovens talentos do futebol brasileiro”, destacou o diretor executivo da base, Marcelo Teixeira.

    A delegação brasileira se apresenta no dia 20 de fevereiro, no Rio de Janeiro, e embarca na madrugada do dia 21 para o Equador. Antes do primeiro amistoso, Patetuci comandará treinos nos dias 21, 22 e 23, na Granja Comary.

    Os amistosos fazem parte da preparação para o Sul-Americano Sub-17, que será realizado na Colômbia, de 27 de março a 12 de abril.

  • Temporada 2025

    Temporada 2025

    O Bahia inicia mais uma temporada na base em busca do melhor ambiente de desenvolvimento possível para os Pivetes de Aço. Em 2025, o Tricolor será o representante do estado nas competições nacionais de primeira divisão organizadas pela CBF, vagas conquistadas graças ao ótimo desempenho regional no último ano. Com isso, o Tricolor participará do Brasileirão Série A e da Copa do Brasil Sub-20, além do Brasileirão e Copa do Brasil Sub-17.

    “Sabemos que, nessa etapa do desenvolvimento, entre 16 e 20 anos, é fundamental um volume de competições de qualidade para facilitar o processo de transição entre a base e o profissional. Vejo de forma muito positiva as categorias Sub-17 e Sub-20 do Bahia representarem o estado nas competições nacionais, pois garantimos um ambiente competitivo que nos ajudará muito na formação desses jovens talentos”, explicou o Gerente Técnico Metodológico, Guilherme Torres.

    Na base do Esquadrão, as equipes são plataformas de desenvolvimento para os atletas, com foco principal na evolução individual de cada jogador dentro e fora de campo. Entretanto, vencer jogando bem também é essencial, pois avançar nas competições garante mais jogos e, consequentemente, mais experiência em alto nível competitivo, além de fortalecer a mentalidade vencedora dos Pivetes de Aço.

    Competições nacionais da CBF:

    Sub-20

    Brasileirão Série A: 12 de março a 3 de setembro

    Copa do Brasil: 22 de outubro a 10 de dezembro

    Sub-17

    Brasileirão: 13 de maio a 21 de outubro

    Copa do Brasil: 11 de março a 6 de maio

  • Agora é Nordestão

    Agora é Nordestão

    Depois de golear o Colo Colo por 6 a 0 no último domingo (9), pelo Campeonato Baiano, o Bahia agora pensa na Copa do Nordeste.

    A equipe voltou a treinar na manhã desta segunda-feira (10), no CT Evaristo de Macedo, com foco no jogo contra o América-RN. A partida pela terceira rodada do regional será nesta quarta-feira (12), às 19h, na Arena Fonte Nova.

    A equipe tricolor começou o dia na academia, com uma sequência de atividades físicas. Os jogadores que atuaram mais de 45 minutos na última partida realizaram atividades de recuperação.

    Os demais seguiram para o gramado e trabalharam sob o comando do técnico Rogério Ceni. Na atividade com bola, o comandante orientou trabalhos técnicos e enfrentamentos em campo reduzido.

    O meio-campista Michel Araujo treinou normalmente. Já o lateral-esquerdo Iago Borduchi deu continuidade aos trabalhos de transição física.

    Nesta terça (11), às 10h30, os atletas do Esquadrão realizam mais um treino antes de enfrentar o América-RN.

  • Nota de pesar

    Nota de pesar

    O Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade a amigos e familiares de Jorge Antônio Campos Costa, torcedor do clube, que faleceu no último dia sete.

    O professor Jorge Antônio Campos Costa tinha 72 anos e era diretor e dono da Escola Pincel Mágico, localizada na Chapada do Rio Vermelho

    Todas as nossas condolências. Que descanse em paz.

  • “Muito aprendizado”

    “Muito aprendizado”

    No ataque das Mulheres de Aço para 2025, alguns nomes de muita experiência, como a atacante Cássia, que chegou neste ano, e Ellen, já no Bahia há cinco temporadas. A juventude, porém, também completa o setor. E um dos novos nomes é Gica, que chega ao Tricolor após sair da base do Flamengo, onde atuou com o técnico Felipe Freitas.

    Atleta de 21 anos, Gica terá no Bahia sua primeira experiência como jogadora profissional. “Venho do Flamengo, comecei bem novinha, com 13 anos, no Centro Olímpico, que é onde formam atletas em São Paulo. Tive passagens pela base do São Paulo, do Santos e terminei essa passagem de base pelo Flamengo. Venho de uma transição da base para o profissional e estou muito feliz por estar no Bahia agora”, contou durante a entrevista de apresentação no CT Evaristo de Macedo.

    Sob o comando do já conhecido treinador, Gica espera ter novas experiências. “Já tinha trabalhado com o Felipe na base do Flamengo, e lá ele já tinha me ajudado a evoluir muito e aqui tenho certeza que vai me ajudar a evoluir ainda mais nesse processo de transição”, projetou.

    A atacante afirmou que espera crescer ao lado das companheiras de ataque e acredita que será um ano de muito aprendizado. “Um dos fatores para escolher o Bahia foi olhar peça por peça (do time) e ter atletas experientes que vão ajudar na minha evolução é muito importante. Vai ser um ano bom e de muito aprendizado”.