Dia: 29 de janeiro de 2025

  • “Competiu muito”

    “Competiu muito”

    O Bahia chegou ao terceiro triunfo consecutivo – dois pelo Baiano e um pela Copa do Nordeste – após vencer o Jequié por 3×1 na noite desta quarta-feira (29). Depois da partida, Rogério Ceni analisou o desempenho do time e destacou a entrega dos jogadores.

    “Tecnicamente não tem muito o que se falar porque é muito difícil sair jogando, botar a bola no chão e jogar. O primeiro tempo foi razoável e no segundo tempo a gente competiu muito, muito merecedor, os garotos que vieram, todos os que jogaram”, comentou.

    “Fredi entrou numa situação apertada e jogou demais, Marcos Victor também, os dois fizeram um bom jogo. Rezende melhorou no segundo tempo, Kauã tem algumas coisas para ajustar, Acevedo melhorou no segundo tempo, Erick partidaça. Nestor esteve bem, Everaldo foi muito importante, a entrada dos meninos, Pulga merecidamente eleito o melhor em campo. Todos de parabéns pela postura que tiveram em campo. A gente apostou em um planejamento, deixamos em Salvador alguns atletas, principalmente os que atuaram no último jogo, e amanhã já tem treino para os que ficaram. Os que vieram descansam e na sexta retomamos visando o jogo de sábado”, completou.

    Ceni também falou sobre o próximo compromisso do Esquadrão, o clássico contra o Vitória, no sábado (1º).

    “Para se jogar um Ba-Vi você tem que estar sempre preparado. Pode ser no início da temporada, no meio do ano, Campeonato Baiano ou Brasileiro. O Vitória pelo que vi também está poupando jogadores no jogo de hoje. Vamos competir, em um gramado que dá para competir mais. Vamos com toda força porque é um jogo importante. O jogo de hoje foi importante pela classificação e o clássico tem um valor, o clássico 500, um jogo entre os rivais em Salvador”.

  • Triunfo!

    Triunfo!

    O Bahia venceu o Jequié por 3×1 na noite desta quarta-feira (29), em partida válida pela quinta rodada do Baiano. Os gols do Tricolor foram marcados por Erick Pulga, Everaldo e Ruan Pablo. Com o resultado, o Esquadrão subiu para a segunda colocação do campeonato, com oito pontos.

    O jogo

    A partida começou truncada, com muitos erros dos dois lados, especialmente pelas condições do gramado. A primeira boa oportunidade do Bahia aconteceu após uma bola esticada por Everaldo para Erick Pulga, que cruzou na área, mas a zaga afastou.

    Aos 17, o goleiro do Jequié errou na saída de bola, Biel aproveitou a falha e serviu Pulga, que finalizou para abrir o placar para o Esquadrão.

    O Jequié conseguiu o empate aos 26, após cobrança de falta. Nos acréscimos da primeira etapa, Erick Pulga sofreu pênalti e Everaldo cobrou, recolocando o Tricolor novamente na frente.

    No segundo tempo, poucas chances para os dois lados. Aos 35, Pulga avançou e serviu Yago Felipe, mas o camisa 20 chutou em cima do goleiro. Nos acréscimos, Tiago, que tinha entrado no lugar de Biel, serviu Ruan Pablo, que substituiu Pulga, e ele fechou a vitória do Bahia: 3×1.

    O Bahia entrou em campo com Marcos Felipe; Kauã Davi, Marcos Victor, Vitor Hugo (Fredi) e Rezende; Acevedo, Erick e Rodrigo Nestor (Yago Felipe); Biel (Tiago), Erick Pulga (Roger Ruan) e Everaldo.

    O próximo compromisso do Esquadrão é no sábado (1º), contra o Vitória, na Arena Fonte Nova. A partida é válida pela sexta rodada do Baiano.

  • Waldomiro Borges

    Waldomiro Borges

    O treinador Rogério Ceni relacionou 24 jogadores para enfrentar o Jequié.

    O zagueiro Vitor Hugo é uma das novidades da lista, que terá diversos atletas utilizados nas primeiras rodadas do estadual.

    O zagueiro Gabriel Xavier iniciou o processo de transição física e técnica no campo, fase em que já está o lateral esquerdo Iago Borduchi e o zagueiro David Duarte.

    Santiago Arias e Michel Araujo seguem em processo de recuperação.

    Confira a lista: 

    Marcos Felipe, Gabriel Souza e Denis Júnior

    Kauã Davi, Caio Roque, Roger Ruan

    Marcos Victor, Fredi, Daniel e Vitor Hugo

    Rezende, Erick, Rodrigo Nestor, Sidney, Jota, Vitinho, Yago Felipe, Nico Acevedo

    Biel, Erick Pulga, Everaldo, Juninho, Tiago, Ruan Pablo

  • Futebol e conscientização

    Futebol e conscientização

    Em colaboração com o Esporte Clube Bahia SAF desde o ano passado, a Neoenergia Coelba é parceira do clube no projeto “Bora Bahêa Meu Bairro”. Além de apoiar o desenvolvimento do trabalho realizado nos campos espalhados por Salvador, a empresa leva conhecimento para os envolvidos na iniciativa. 

    Nos últimos meses, as crianças que fazem parte do projeto puderam aprender mais sobre a importância da eficiência energética, sustentabilidade, meio ambiente e segurança com uma visita ao museu da energia. No total, 425 crianças tiveram a experiência, além da presença de 117 pais ou responsáveis. 

    Os campos do Arvoredo, Cajazeiras, Calabetão, Candeal, Jaqueirão, Rocinha, Valéria e Vale das Pedrinhas também receberam atividades pedagógicas para reforçar o uso consciente da energia elétrica. Essas atividades contaram com a presença de mais de 250 crianças. 

    Por fim, em dezembro, o CT Evaristo de Macedo recebeu a Copa Neoenergia BBMB. Ao longo de uma semana, todos os campos participaram de um torneio interativo, com atividades especiais e entrega de kits para crianças e monitores. 

    “A parceria com o projeto Bora Bahêa Meu Bairro nos permite ir além da conscientização sobre eficiência energética, integrando educação, esporte e sustentabilidade. Nosso objetivo é contribuir para a formação de uma geração mais consciente e engajada, capaz de aplicar esses aprendizados no dia a dia e multiplicá-los em suas comunidades. É muito gratificante ver o impacto positivo que essa iniciativa já está gerando na vida das crianças e suas famílias”, disse Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia. 

    Para ampliar o alcance das iniciativas de eficiência energética no projeto Bora Bahêa Meu Bairro, a Neoenergia Coelba lançou o Neoenergia em Ação. O objetivo é reunir parceiros de instituições públicas para oferecer serviços gratuitos às 11 comunidades atendidas pelo projeto. A iniciativa integra atividades dos programas de Eficiência Energética da distribuidora, regulados pela ANEEL, beneficiando diretamente os moradores das áreas próximas aos novos campos inaugurados. A ação reforça o compromisso da Neoenergia Coelba em promover o desenvolvimento social e ambiental das localidades, ampliando o impacto positivo das ações na comunidade.  

    Lançado em 2024, o projeto Bora Bahêa Meu Bairro integra o ‘Bahia nas Comunidades’, programa comunitário do clube que busca promover vidas mais saudáveis por meio do futebol, aumentando o acesso gratuito e seguro ao esporte para jovens da capital e arredores. 

    Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia