Dia: 3 de janeiro de 2025

  • Estreia na Copinha

    Estreia na Copinha

    Os Pivetes de Aço do Sub-17 estreiam na Copinha 2025 neste sábado (4), às 17h, contra o Sergipe, na Arena Capivari, localizada na cidade de Capivari-SP. Diferentemente de outros anos, o Bahia apostou em sua equipe Sub-17, reforçada por apenas quatro atletas Sub-20, utilizando a competição como uma plataforma para desenvolver os jogadores.

    Nesta sexta-feira (3), os Pivetes de Aço fizeram o último treino antes da estreia na competição.

    Para o jogo contra o Sergipe, o técnico Leo Mendes promete tentar impor um futebol bonito e envolvente, que dê orgulho e alegria aos torcedores, mesmo sabendo das dificuldades de enfrentar uma equipe com mais idade. Os Pivetes de Aço estão no Grupo 16, com sede em Capivari, ao lado de Capivariano, Sergipe e Madureira.

    O Bahia tem o elenco mais jovem da competição, com a maioria dos atletas com apenas 16 anos.O time Sub-20 permaneceu em Salvador para disputar as três primeiras rodadas do Estadual pelo profissional, enquanto a equipe principal, comandada por Rogério Ceni, embarcará para Girona, na Espanha, onde realizará a pré-temporada.

    Em 2024, a base do Bahia brilhou ao conquistar 15 títulos entre as categorias Sub-8 e Sub-20, além de ter seis jogadores convocados para a Seleção Brasileira de base: Roger (Sub-17), Ruan Pablo, Anthony, Jampa e Dell (Sub-16) e Keven (Sub-15).

  • No CT

    No CT

    Dois jogadores do elenco principal se reapresentaram mais cedo no CT Evaristo de Macedo. 

    Um deles foi o lateral esquerdo Iago Borduchi.  

    O jogador, que vestiu a camisa do clube em 16 oportunidades na temporada passada, sofreu uma séria lesão muscular no início do mês de novembro e desfalcou o Tricolor na reta final do Brasileirão. 

    O segundo retorno antecipado foi do goleiro Marcos Felipe. O atleta, nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, sofreu uma concussão e uma lesão na clavícula. 

    Os dois atletas, nas férias, seguiram em tratamento e passaram por uma avaliação do Departamento de Performance e Saúde para dar início ao período de transição. 

  • Comunicado

    Comunicado

    O Esporte Clube Bahia SAF comunica o empréstimo do volante Miqueias.

    O jogador defenderá o América-MG na temporada de 2025.

    Na última temporada, pelo Ituano, o atleta disputou o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro da Série B.

    O clube deseja sorte ao atleta em seu próximo desafio.

  • Baianão

    Baianão

    O elenco da equipe sub-20, que representará o Esquadrão nas primeiras rodadas do Baianão, contará com novos integrantes para a reta final de preparação até a estreia no estadual.

    Seis atletas retornaram mais cedo e iniciaram o período de atividades no CT Evaristo de Macedo.

    Dois deles são os jovens atacantes Tiago e Ruan Pablo.

    Marcos Victor, Caio Roque, Ryan e Everton também ficarão à disposição da comissão técnica após um período de empréstimo na temporada passada.

    O lateral Caio Roque e o atacante Everton defenderam o Londrina. Ryan vestiu a camisa do CRB, enquanto Marcos Victor esteve no Athletico.

    O lateral Caio Roque e o atacante Everton defenderam o Londrina na Série C. Ryan vestiu a camisa do CRB na Série B, enquanto Marcos Victor ficou um período no Athletico. 

  • Expectativa alta

    Expectativa alta

    O time sub-20 do Bahia que irá disputar a parte inicial do Campeonato Baiano vai contar com o reforço do atacante Tiago. De volta ao CT Evaristo de Macedo após um período de férias, o jogador chega para compor o grupo treinado por Léo Galbes.

    Em entrevista realizada nesta sexta-feira (3), o jovem de 19 anos destacou a expectativa positiva para defender as cores do Esquadrão de Aço.

    “A expectativa é muito boa. Estamos bastante confiantes. Sabemos da dificuldade. que está estreando no campeonato baiano, que tem como importância. A gente entra com a cabeça boa, sabendo que deve ganhar, e que vai ser um jogo bastante difícil, mas estamos com a expectativa lá em cima”, disse.

    Com experiência no time profissional, Tiago vai disputar o seu segundo Baianão. Para ele, estar com um nível menor de ansiedade vai ajudar durante as partidas.

    “Acho que ansiedade menor. Minha estreia no profissional, acho que como todos os jogadores, é uma ansiedade muito alta. Mas acho que hoje eu já estou bem menos ansioso lidando e treinando e jogando com esses atletas de alto nível hoje aqui que estão no Bahia”, explicou.

    O primeiro desafio será no próximo dia 12, às 16h, contra o Jacuipense no estádio Joia da Princesa. O Pivete de Aço apontou a necessidade do trabalho firme para fazer uma boa estreia.

    “Devemos trabalhar firme nesse período de tempo que faltam poucos dias. Sabemos da dificuldade do adversário, mas também sabemos da nossa qualidade, que a equipe sub-20 tem, da nossa comissão técnica, e alguns atletas do profissional que vão atuar junto conosco nesse período dessas três rodadas do campeonato”, afirmou.

    Foto: Letícia Martins / EC Bahia

  • Técnico e tático

    Técnico e tático

    A equipe sub-20, que representará o Bahia nas primeiras rodadas do Campeonato Baiano, segue a preparação para a estreia da competição, no próximo dia 12, contra o Jacuipense.

    O treino desta sexta-feira (3) começou com uma ativação na academia do prédio do profissional. Em seguida, no Campo 3 do CT Evaristo de Macedo, o grupo fez um aquecimento com bola, enquanto os goleiros realizaram um trabalho específico.

    Na segunda atividade, o técnico Leonardo Galbes simulou situações de jogo ofensivas. Por fim, ele dividiu o grupo em dois, para um treino tático em campo aberto.

    Neste sábado (4), o grupo treina novamente. No domingo (5), o Bahia disputará um amistoso contra o Jequié, no CT do Fluminense de Feira, em Feira de Santana.