Dia: 19 de dezembro de 2024

  • Vamos à final!!

    Vamos à final!!

    O Bahia venceu o Paraguai por 1 a 0, nesta quinta-feira (19), pela terceira rodada do grupo A da Ladies Cup e chegou aos sete pontos, garantindo a liderança do grupo. Com isso, as Mulheres de Aço seguem para a decisão da competição no próximo domingo (22), às 16h, também no Canindé. O gol foi marcado por Mila Santos.

    O adversário será definido na última rodada do grupo B, que acontece nesta sexta-feira (19). As quatro equipes do grupo, Grêmio, River Plate, Sport e Athletico-PR ainda têm chances de avançar para a decisão.

    O jogo

    No primeiro tempo, as Mulheres de Aço criaram mais oportunidades e chegaram com perigo. Em uma das boas oportunidades, Mila cobrou falta por cima do gol da equipe paraguaia. O Bahia seguiu no ataque, mas a primeira etapa terminou sem mudanças no marcador.

    No segundo tempo, as Mulheres de Aço seguiram no ataque em busca do resultado. De tanto insistir, aos 30, Kaiuska cobrou escanteio, e a bola caiu nos pés de Mila Santos, que bateu com categoria para abrir o marcador.

    Após o gol, o Bahia se fechou e garantiu o resultado que deu às Mulheres de Aço a oportunidade de conquistar o terceiro título da temporada. Em 2024, elas já foram campeãs da Série A2 e pentacampeãs baianas.

    As Mulheres de Aço jogaram com Yanne, Dan (Luana), Aila (Hilary), Tchula, Mila Santos; Suelen (Ary), Treyci, Angela (Loirão), Kaiuska (Wilma), Ju Oliveira e Ellen. Técnico: Felipe Freitas.

    Fotos: Victor Bessa / @bessafoto_

  • Meu Bairro é campeão!

    Meu Bairro é campeão!

    Animação, integração, competitividade e alegria. Essa foi a tônica das grandes finais da Copa Neoenergia BBMB, realizadas na tarde do último sábado (14), no CT Evaristo de Macedo.

    Durante a semana, crianças dos campos do Arvoredo, Cajazeiras, Calabetão, Candeal, Jaqueirão, Rocinha, Valéria e Vale das Pedrinhas disputaram a competição nas categorias sub-11 e sub-14 e algumas dessas equipes conseguiram a classificação para buscar a taça. Foram 40 partidas disputadas nos campos do projeto e quatro no CT do Esquadrão.

    No sub-11, Candeal e Cajazeiras levaram a melhor nas duas finais para a categoria. Já no sub-14, o domínio foi do campo do Calabetão, que venceu as duas finais.

    Antes da grande decisão, todos os pequenos fizeram um tour pela Cidade Tricolor e puderam conhecer a estrutura do Esquadrão. Além disso, todos receberam um kit especial da Neoenergia, uma das parceiras do projeto.

    A celebração entre os bairros da capital baiana foi destacada por Vitor Ferraz, diretor de Operações e Relações Institucionais do Esporte Clube Bahia SAF.

    “Quando a gente vislumbrou o projeto lá atrás, imaginávamos momentos de integração como esse. Reunimos os campos justamente para mostrar a força que o Bahia tem, unindo as diversas localidades de Salvador, proporcionando lazer, inserção no clube, entendendo como funciona o futebol e também mostrar que é possível sonhar em estar aqui. Todos sonham em se tornar profissionais e vivenciar essa experiência. Independente do que eles vão ter pela frente, sem dúvida essa experiência vai marcar. Temos que agradecer a parceiros como a

    Neoenergia, Acelen e prefeitura de Salvador, que acreditaram e estão, junto com o Bahia, tornando esse projeto uma realidade para essas crianças”, disse.

    Lançado neste ano e já contando com mais de mil crianças atendidas, o projeto Bora Bahêa Meu Bairro integra Bahia nas Comunidades, programa comunitário do clube que busca promover vidas mais saudáveis por meio do futebol, aumentando o acesso gratuito e seguro ao esporte para jovens da capital e arredores.

    Como parceira estratégica do projeto, a Neoenergia Coelba reforçou o impacto positivo da iniciativa, destacando o alinhamento com seus valores institucionais.

    “A parceria com o projeto Bora Bahêa Meu Bairro nos permite ir além da conscientização sobre eficiência energética, integrando educação, esporte e sustentabilidade. Nosso objetivo é contribuir para a formação de uma geração mais consciente e engajada, capaz de aplicar esses aprendizados no dia a dia e multiplicá-los em suas comunidades. É muito gratificante ver o impacto positivo que essa iniciativa já está gerando na vida das crianças e suas famílias”, afirmou Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.

    Essa união de esforços entre a Neoenergia Coelba e o Esporte Clube Bahia reafirma o compromisso com a transformação social por meio do esporte e da educação, impactando diretamente a qualidade de vida de crianças e suas comunidades.

    Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

  • Libertadores

    Libertadores

    O primeiro adversário do Bahia na CONMEBOL Libertadores será o representante da Bolívia na fase 2, que ainda não está definido – a ser confirmado neste final de semana. Em sorteio realizado nesta quinta-feira (19) em Luque, no Paraguai, o representante boliviano apareceu como equipe a jogar contra o Esquadrão de Aço em partidas de ida e volta. A equipe será definida no final de semana.

    A primeira partida será na casa do adversário e a decisão será na Arena Fonte Nova, em Salvador. O jogo de ida tem como datas prováveis 18, 19 ou 20 de fevereiro, enquanto a volta está marcada para 25, 26 ou 27 de fevereiro.

    O vencedor segue para a terceira fase, última antes da fase de grupos. Caso avance, o Bahia enfrenta o Nublense ou Boston River na 3 fase

    O Esquadrão de Aço é o primeiro clube brasileiro a disputar a Libertadores. Essa será a quarta vez do clube na competição (1960, 1964, 1989 e 2025). A equipe comandada por Rogério Ceni garantiu a classificação para o certame após ficar com o oitavo lugar no Brasileirão 2024.