Entre tantos símbolos, lutas e representações que celebram o novo negro, o Esporte Clube Bahia SAF escolheu saudar a cultura através da valorização das artes e da ancestralidade, reunindo alegria, crenças e criatividade para saudar o mês que representa a consciência negra. E tudo isso em parceria com um griô do nosso tempo: Carlinhos Brown. E assim, de mãos dadas ao Cacique Carlinhos Brown, o Bahia apresenta o uniforme especial do Novembro Negro.
A camisa traz elementos culturais presentes na trajetória do multi-instrumentista, cantor e compositor baiano filho do Candeal. O lançamento acontece nesta quarta-feira, em um evento exclusivo para convidados, às 11 horas, no Candeal, com a presença de Brown, que também apresentará à imprensa o novo Candyall Guetho Square.
A camisa é na cor azul, uma das três do Esquadrão, e de Ogum, orixá da luta e dos metais, entidade que, no Candomblé, rege Brown. Os tambores ancestrais, guias da musicalidade africana e, fundamentais na construção da cultura brasileira, também estão presentes no uniforme.
A camisa será utilizada pelo Esquadrão no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, quando o Bahia enfrenta o Palmeiras, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, as vendas online na Loja do Bahia já começam nesta quarta-feira (13). A partir de quinta-feira (14), o torcedor poderá garantir a sua camisa nas lojas oficiais do Bahia, em Salvador e Feira de Santana, a preço de R$299. Haverá uma promoção para os compradores da camisa envolvendo o show de reabertura do Candyall Guetho Square, que acontece no dia 24 de novembro, quando Brown recebe como convidados o Olodum e a Timbalada.
Os elementos desenhados na estampa da camisa e nas mangas se referem às pinturas corporais, uma arte resgatada da ancestralidade de tribos africanas e que foi incorporada por Carlinhos Brown, especialmente na Timbalada, criação de maior sucesso da carreira do artista. As marcas, que se tornarem ícones de uma Salvador que festeja, estão na camisa, reforçando laços de baianidade e de uma cultura que só a Bahia tem.
Como assinatura, a camisa apresenta o “Made in CandyAll”, uma alusão ao bairro onde Carlinhos Brown nasceu, cresceu e ressignificou como “quilombo urbano” que transborda resistência, cultura, arte e música.
A camisa traz ainda o selo de Tricolor Felicidade, música feita por Carlinhos Brown e Nizan Guanaes, que ganha um novo clipe nessa campanha do Novembro Negro do Esquadrão. A parceria sonora reforça os laços com a música, com a cidade e a felicidade do torcedor.
O uniforme faz ainda referência aos 30 anos de Pracatum na numeração. Outra criação de Brown, a Pracatum, realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal, especialmente voltados para os jovens da comunidade.
SERVIÇO
- O que: lançamento do Uniforme Novembro Negro do Esporte Clube Bahia SAF em homenagem a Carlinhos Brown
- Quando: 13 de novembro, às 11h, no Candyall Guetho Square (R. Paulo Afonso, 411 – Candeal, Salvador)
- Evento exclusivo para imprensa credenciada e convidados