ESPORTE CLUBE BAHIA

Futsal

Primeira Taça Pivetes de Aço de Futsal é um sucesso e garante três títulos para o Bahia

Neste final de semana, o Bahia realizou a primeira edição da Taça Pivetes de Aço de Futsal, um torneio dedicado às categorias Sub-8, Sub-9, Sub-10 e Sub-11. Com o objetivo de fomentar a ambição competitiva e oferecer um ambiente de observação e desenvolvimento para os jovens atletas da base, a competição marcou um importante passo na consolidação da metodologia de iniciação do clube, que tem o futsal como um de seus pilares.

O Bahia foi campeão em todas as categorias disputadas, exceto no Sub-9, cujo título ficou com o Julian Valoni. Vale destacar que o Esquadrão atuou na categoria com um time ainda mais jovem, pois o Sub-9 do Bahia estava em Petrolina-PE, onde se sagrou campeão da F1 Cup.

“A Taça Pivetes de Aço de Futsal é um marco para o nosso projeto de iniciação, pois é a primeira vez que nossas crianças vivenciam uma competição de Futsal representando o Bahia. Enxergamos nossas categorias de iniciação um pilar estratégico para nosso projeto de base e o Futsal como uma modalidade fundamental para o desenvolvimento técnico, cognitivo e criativo de nossos jovens jogadores. Sabemos que essa vivência é fundamental em nosso processo de formação. Fiquei muito satisfeito com a organização e com o desempenho de nossos Pivetes de Aço durante esse torneio. Mais um gol de placa para o desenvolvimento de nossos Pivetes de Aço,” afirmou Guilherme Torres, Gerente Técnico-Metodológico do Bahia.

Na base do Bahia, os Pivetes de Aço integram um programa de formação que vai além do futebol de campo. Com um trabalho que inclui o futsal como ferramenta essencial, o clube oferece treinamento adaptado para jogadores de 8 a 13 anos, desenvolvendo habilidades técnicas e cognitivas alinhadas à metodologia do Esquadrão.

“Aqui no Bahia tratamos o futsal como um meio para desenvolver ainda mais os atletas para o campo. O futsal é um esporte celeiro de craques por todo o mundo e já é comprovado que ajuda a melhorar o cognitivo e a habilidade dos jovens jogadores. Com o futsal, teremos Pivetes de Aço cada vez mais prontos no futuro”, explicou Rodrigo Souza, Coordenador de Futsal do Bahia.

O futsal, além de complementar o futebol de campo, aprimora aspectos como controle de bola, velocidade de raciocínio e precisão nos passes. Essa integração reflete os princípios e valores do Bahia, garantindo que os atletas tenham uma formação ampla e consistente.